segunda-feira, 10 de maio de 2010

Formação e Composição do Universo



A palavra “Universo” significa tudo o que existe: o Sol, a Lua, as Estrelas, a Terra e tudo o que há nela, os outros planetas e tudo em que quiseres pensar.
Estende-se para além de tudo o que consegues ver com o telescópio mais potente.
Os cientistas acreditam que o Universo se formou a partir de uma grande explosão (Big Bang), teoria científica que defende surgimento do universo a partir de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos.
Antes dessa explosão, todo o material do Universo estava misturado e amontoado. A explosão separou as diversas partes, enviando gases incandescentes e corpos voadores em todas as direcções.
Após centenas de milhões de anos, formaram-se as galáxias a partir do turbilhão gasoso proveniente da explosão. Mais tarde, e a partir dos gases que ainda ficaram nas galáxias, formaram-se as estrelas e os planetas.



Composição do Universo

De que é composto o Universo? Essa pergunta é curiosa e ao mesmo tempo comum, afinal o que compõe as estrelas, a água, a terra, os seres humanos e tudo que os cerca? Tudo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos. Sobre o núcleo atômico sabe-se que é constituído de prótons e nêutrons, aliás, essa teoria existe desde o ano de 1932, já nessa época defendia-se a idéia do átomo ser indivisível e recebeu a denominação de partícula fundamental.

Foram necessários vários anos de estudo para se chegar a essa concepção de átomo, e atualmente se faz importante o conhecimento da teoria atômica para entender a tecnologia presente o tempo todo em nossas vidas como, por exemplo, aparelhos eletrodomésticos como o forno microondas, a televisão, esses aparelhos possuem seus princípios de funcionamento baseados no átomo.

Os átomos possuem a propriedade de se agregar com outros átomos e compor diferentes materiais, é simples! Quando um átomo se junta com outro átomo logo surgem as moléculas, e essas por sua vez podem se unir a outras moléculas dando origem a moléculas cada vez maiores, até que se chegue no produto final: a composição da matéria.

Para um melhor entendimento acompanhe o seguinte raciocínio:

O ouro é uma matéria, mas se ele é usado para se obter uma jóia, esse produto será considerado um objeto. Assim também acontece com a madeira, é uma matéria que dá origem a diferentes objetos: cadeiras, mesas, etc.

E é basicamente assim que é formado tudo que vemos ao nosso redor, e esse conceito vai mais além, faz parte da composição do que não temos contato, como as estrelas, a lua, o sol, enfim, o átomo compõe o Universo.

Um comentário: