domingo, 9 de maio de 2010

Marés

As marés na Terra constituem um fenômeno resultante da atração gravitacional exercida pela lua sobre a terra e, em menor escala da atração gravitacional exercida pelo sol sobre a terra.
A idéia básica da maré provocada pela Lua, por exemplo, é que a atração gravitacional sentida por cada ponto da Terra devido a Lua depende da distancia do ponto á Lua. Portanto a atração gravitacional sentida no lado da Terra que está mais prõximo da Lua é maior do que a sentida no centro da Terra, e a atração gravitacional sentida no lado da Terra que esta mais distante da Lua é menor do que a sentida no centro da Terra.

Em relação ao centro da Terra, um lado está sendo puxado na direção da Lua e o outro lado está sendo puxado na direção contraria.A maré do lado oposto não é causada pela rotação da Terra. Como a água flui muito facilmente, ela se empilha nos dois lados da Terra, que fica com um bojo de água na direção da Lua e outro na direção contrária.
Enquanto a Terra gira no seu movimento diário, o bojo de água continua sempre apontando aproximadamente na direção da Lua. Em um certo momento, um certo ponto da Terra estará embaixo da Lua e terá maré alta. Aproximadamente seis horas mais tarde(6h12min), a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90º da Lua, e ele terá maré baixa. Dali a mais seis horas e doze minutos, o mesmo ponto estará a 180º da Lua, e terá maré alta novamente. Portanto as marés acontecem duas vezes a cada 24h 48, que é a duração do dia lunar.

Se a terra fosse totalmente coberta de água, a máxima altura da maré seria 1m. Como a Terra não é completamente coberta de água, vários aspectos resultantes da distribuição das massas continentais contribuem para que a altura e a hora da maré variem de lugar a outro. Em algumas baías e estuários a smarés chegam a atingir 10m de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário