segunda-feira, 10 de maio de 2010

Solstício e Equinóceo




Quando ocorre o recebimento de luz e calor de forma desigual nos hemisférios o fenômeno é chamado de Solstício, esse período acontece nos dias 21 de Junho e 21 de Dezembro, e marcam a chegada do inverno e do verão.
21 de Junho: os raios solares atingem verticalmente o trópico de Câncer, determinando o início do verão para aquele hemisfério e do inverno para hemisfério sul. Os dias serão mais longos ao norte e curtos ao sul.
24 de Dezembro: os raios solares atingem verticalmente o trópico de Capricórnio, determinando o início do verão para hemisfério sul e do inverno para o hemisfério norte.

No momento em que os dois hemisférios recebem luz e calor de maneira igual, o fenômeno é denominado de Equinócio, que se inicia nos dias 21 de Março e 23 de Setembro, a principal característica desses dias é que as noites e os dias possuem o mesmo tempo de duração(12horas), essas datas determinam o começo do outono e da primavera.
21 de Março: sobre a linha do Equador, o sol determina o início da primavera para o hemisfério Norte e do Outono para o hemisfério sul. O dia e a Noite terão a mesma duração(12 horas) em todas as regiões do planeta.
23 de Setembro:sobre a linha do Equador, o sol determina o início da primavera para o hemisfério sul e do outono para o norte. O dia e a noite terão a mesma duração em todas as regiões do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário